Como escolher o tipo de pão?

Hoje falamos de pão, esse famoso alimento que dificilmente se resiste, mas que é visto como um vilão quando o objetivo é perda de peso.

Hoje, vamos esclarecer alguns pensamentos:

  • Porção e perda de peso: O pão não é o problema na perda de peso. Aliás, nenhum alimento é problemático na perda de peso. Quanto o objetivo é perda de massa gorda, o mais importante são as quantidades do alimento consumido. A recomendação de uma porção de pão deverá rondas as 50g, o que para muitos amantes do pão fica muito além desta porção.
  • O melhor pão é aquele que apresenta o melhor valor nutricional!

Sim, é verdade que o pão é um alimento maioritariamente rico em hidratos de carbono, no entanto, na escolha do pão ideal a questão que deve fazer é: “Qual o pão com menor teor de farinhas refinadas?” e aí a cor do pão não engana!! Cereais integrais são todos aqueles que não foram submetidos a um processo de refinação (como o trigo do pão biju, por exemplo).

Mas quando falamos de cereais integrais, eis que este tema dá pano para mangas, pois deve ter conhecimento do seguinte:

  • Quando opta por adquirir um pão na padaria/pão-quente próximo de casa, a cor e o peso são um fator que deve considerar;
  • Quando opta por adquirir o pão no supermercado (principalmente o embalado), aí deve ter mais cuidado. Repare nesta lista de ingredientes de um pão multicereais embalado: Farinha de trigo, água, sementes de linhança (3,4%), farelo de trigo, sementes de milho miúdo (1,9), sementes de girassol (1,7%), trigo sarraceno, levedura, azeite (1,2%), fibra vegetal, sal, sementes de abóbora (0,1%), sementes de papoila (0,1%), emulsionantes: E 471, E 472e (contêm trigo), conservantes (E 282, E 200), aroma, agente de tratamento da farinha:ácido ascórbico (contém trigo). Muito diferente daquilo que estava à espera? “Afinal, sempre vi a minha avó a fazer pão com farinha, água, sal e fermento”. Lembre-se sempre do seguinte: quando vai adquirir um pão embalado integral, a lista de ingredientes deve ser pequena e a palavra “integral” deve estar descriminada!! No caso acima mencionada, poderíamos considerar um pão integral se dissesse “farinha de trigo integral”! Outro especto importante, é que nem sempre a cor do pão embalado corresponde à cor do cereal que lhe deu origem. Muitas vezes, são utilizados corantes para tornar o pão mais “castanho”.
  • O melhor pão é aquele que só é pão!

Pão de passas, pão de noz, pão de chocolate, etc. Pão é pão! Lembre-se que quanto mais ingredientes forem adicionados, maior será o seu valor energético.

Agora sim, pode-se deliciar com uma bela fatia de broa de avintes. Atenção: é uma porção pequena e broa de avintes a sério!!!

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">HTML</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*